quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Energia gerada a partir do lixo




Um empresário de Manaus, no Amazonas, está produzindo energia elétrica por meio de uma usina cuja matéria orgânica é encontrada no lixo e em estações de tratamento de resíduos. A fazenda, que pertence ao empresário Fernando Garcia, aproveita o resíduo gerado por uma escola do município. Ele também utiliza o esgoto produzido a partir do dejetos de cabritos e o lixo orgânico recolhido nas ruas.

O material é encaminhado para uma usina, que aproveita o calor do sol para transformar o material orgânico em energia elétrica. Segundo Garcia,  "o projeto, implantado no conceito de uma cidade, poderia reduzir em até 60% o volume do lixo destinado a um aterro sanitário".

Na usina, o calor transforma o material orgânico em metano e hidrogênio, que servem de combustível para um motor que gera energia elétrica limpa. O protótipo montado na zona rural de Manaus terá capacidade para gerar energia suficiente para iluminar uma vila com 60 casas, por exemplo. A energia é produzida a partir da transformação de 50 toneladas de resíduos por dia.

Este projeto prova a capacidade inventiva do ser humano. Havendo interesse, podemos reverter uma situação problemática e colocá-la a nosso favor. Divulguem esta notícia, quem sabe a ideia não se espalha pelo Brasil a fora.

Fonte: Portal Orgânica



2 comentários:

  1. Essas ações mostram que o ser humano é capaz de investir e encontrar formas de transformar o "prejuízo" realizado pelo seu negócio em práticas sustentáveis.

    ResponderExcluir
  2. Sim, também acreditamos nisso! A capacidade inventiva do ser humano é fantástica! A questão primordial é alcançarmos um nível de consciência, que nos permita tranformar belas ideias em intervenções, a fim de melhorar a qualidade de vida na Terra.

    ResponderExcluir