quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A fantástica "Tierra de Niños"


Partindo da premissa de que é durante a infância que se formam os valores de qualquer ser humano, a peruana Associação para a Infância e seu Ambiente (ANIA) coordena projetos com o propósito de desenvolver nesta faixa etária um sentimento de união e amor para com a natureza.

Um de seus projetos mais incisivos é o chamado "Tierra de Ninõs". Seu objetivo é desenvolver nas crianças conhecimentos, habilidades e valores que os permitam questionar a problemática ambiental à qual estamos inseridos, através da construção de laços de afeto e respeito ao mundo natural.

Como metodologia, são definidos espaços, com no mínimo meio metro de terra, que são administrados por adultos ou crianças. O objetivo é que através da concessão de certa "responsabilidade" pela terra, seja desenvolvido o aumento da auto-estima do grupo e o fortalecimento de sua identidade com o ambiente. Nestes espaços, os participantes podem desenvolver ações como: a criação de áreas verdes, promovendo o cultivo sustentável do solo com produtos agrícolas, medicinais e ornamentais; a conservação da biodiversidade local; reflorestamento de áreas degradadas com espécies nativas; ações de cuidado com a água; manejo de resíduos sólidos (reciclagem e compostagem); ações de fomento à expressão artística e espiritual local; e etc.



A ANIA garante que qualquer criança, de qualquer classe social ou cultural, possa implantar uma Tierra de Ninõs nos mais variados ecossistemas. Já existem unidades espalhadas por zonas rurais, urbanas, em instituições educativas, em praças, bairros, comunidades e etc.


Atualmente, o Perú conta com 180 hectares de área outorgada, onde mais de 5.000 crianças são beneficiadas.  A meta do projeto é extender a iniciativa à toda América Latina, de maneira que seja promovida uma ascensão nos indicadores sociais das regiões beneficiadas. Países como o Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Escócia, India, Japão e Canadá já contam com a iniciativa.

Para saber mais sobre o "Tierra de Ninõs" e outros projetos promovidos pela ANIA, acesse: http://www.mundodeania.org/



Um comentário:

  1. Muito bom esse projeto " Tierra de Niños "! Acredito que é começando através de nossas crianças que as coisas possam melhorar. A idéia é fantástica, já que desenvolve o compromisso e, ao mesmo tempo, o aprendizado de técnicas para saber administrar de forma sustentável práticas no Meio Ambiente. Educar as crianças através da prática é a melhor forma.
    Muito bom!

    ResponderExcluir